Curiosidades: Sobre Cinema e Arquitetura


A importância da funcionalidade e Estética

Pra quem ainda não sabe: Se formar em Arquitetura não te limita a "vou abrir um escritório". Nessa área podemos migrar pra diversos setores, sejam de projetos, decoração ou até pra o mundo das artes. E, nesse post falarei mais especificamente sobre a 7ª arte. 

O cinema. 

Ou melhor, trabalhar com cenografia/direção de arte. Não, não seremos pagos pra pintar papelão pra peças infantis, seremos incentivados a diagnosticar as interpretações dos cenários, a atuar na direção de arte de peças de teatro e da criação de maquetes para filmes e até ajudar na produção do fantástico mundo dos filmes em stop motion.

Destaque para o filme CORALINE E O MUNDO SECRETO(2009) 
(http://bit.ly/1kDU35o)

A arquitetura no cinema, nos filmes, é algo absurdamente importante, assim como a riqueza de seus detalhes. Muitos não notam, mas a locação de cenários, decoração, noção de espaço, uso de cores tem grande peso na interpretação de um cena/história.

O papel do Arquiteto vem muito também de cróquis, de desenhos no scrapbook do filme, onde projetamos no papel como o diretor imagina ser o cenário. E isso é só o começo, pois ainda tem a parte da simulação 3D. Alem do mais, o diretor do filme também é visto como um cliente. E tem que se ficar alerta se as escolhas das medidas são reais e proporcionais.

(http://bit.ly/1ih82gQ)
(http://bit.ly/1fHzsYT)
O papel do arquiteto no desenvolver de sua vinculação a essa arte visual, começa com estudos  que envolvem: Volume, forma e perspectiva. O conteúdo de história que aprendemos na faculdade é um grande diferencial, pois podemos interpretar o contexto e a temática que vamos elaborar. Filmes futuristas exigem um conhecimento (mesmo que um pouco inventado) de uma arquitetura espacial, ou que aparente ser 'avante a nosso tempo'. Filmes medievais contam com a escolha de paisagens naturais, com construções feitas em (dependendo da época exata) de pedra ou semelhantes. E não é só isso. Avalia-se também o contexto e a região em que se passam as filmagens. Brasil na década de 50 é uma coisa, Europa na de 20 é outra.

Percebemos então, o quão trabalhoso pode ser a produção de um filme. O quanto se tenta ser impecável na direção de arte. O trabalho da associação do arquiteto com a criação de um filme (ex: stop motion de novo) é como na faculdade,  por etapas. Você ouve o cliente (diretor), traça ideias, recebe (ou não) a aprovação, realiza croquis, faz modelagens e por fim, a maquete. Muitos arquitetos ainda fazem cursos de CG (computação gráfica), onde recriam alguns efeitos muito árduos e difíceis de executar a mão. Mas que servem de excelente ‘finalizador’ (Destaque pro filme LEGO - UMA AVENTURA INCRIVEL que esta nos cinemas e utiliza de stop motion e CG).

Muitos filmes abordam a arquitetura de forma direta ou indireta. Filmes como (uma excelente referência) A ORIGEM (2010), METROPOLIS (1927) e outros. 

São muitos filmes que falam de arquitetos (e mostram uma versão ‘glamour’ que nem sempre existe rs) mas que atingem nós estudantes de forma irônica como o filme CLICK (onde Adam Sandler é um arquiteto que não tem tempo pra nada e sofre com o chefe), outros que apenas nos contemplam com a boa escolha da locação como A CASA DO LAGO (com Keanu Reeves + uma casa linda).


Muitos documentários existem que relatam tanto a vida de arquitetos famosos (como o de Niemeyer), como citam a evolução na vida das grandes cidades (Morte e vida das grandes cidades de Jacobs)
Por tanto a arquitetura é fundamental pro cinema e vice-versa, pois o cinema abre portas para ideias e pra criações sem Limitchs (Por favor, que alguém entenda a referência).

DICA!

Pra quem se interessa por Stop Motion e Maquetes/Cenários, aqui vai uma dica particular: 

Pesquise sobre Henry Selick. Gênio.




*Pra quem não sabe, o cara ao lado dele na segunda foto, mexendo no cenário do ‘Estranho mundo de Jack’ é Tim Burton.


Manual do Arquiteto

4 comentários:

  1. Muito bom! Sou apaixonada pela 7ª arte e esse ano começo a faculdade de Arquitetura. Pretendo seguir na área de direção de arte.

    ResponderExcluir
  2. oi eu gostaria de saber se você tem mais informações sobre essa área da arquitetura pois me interesso muito por filmes (series,TV) e estou no final do segundo ano de arquitetura, e seira muito bom fazer as duas coisas que eu gosto. mas não acho muitos lugares que falam desse assunto ou mais nomes de arquitetos na área que poderia estar conversando, você teria algo mais para falar sobre isso ou alguém com quem possa estar conversando a respeito. muito boa a matéria obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Em breve estaremos lançando mais uma matéria explicando sobre essa área da arquitetura e as especializações! Fique ligado!

      Excluir
    2. muito obrigada ficarei muito feliz :)

      Excluir

Instagram